Storytelling

Passar uma mensagem que engaja a interação do público com sua marca
e impacta a audiência sem ser invasiva, esse é o poder do Storytelling.Storytelling
Essa técnica, utilizada em roteiros de filmes, livros e peças teatrais,
tornou-se um componente crucial para a maioria das campanhas
de marketing e pode ser um fator chave para o sucesso da sua marca
no mercado.

 

O que é Storytelling?

O termo Storytelling é originado da junção de duas palavras Story + Telling que em uma tradução livre podemos definir como “O ato de contar histórias”. Seu conceito não foge de seu significado, logo que podemos considerá-lo como o processo de usar fatos e narrativas combinados para comunicar algo à sua audiência.

Algumas histórias podem ser factuais, romantizadas ou até mesmo improvisadas. Não existe uma regra que define a estrutura de um Storytelling, tudo irá depender da criatividade de quem o produz para encontrar a melhor maneira de apresentar a mensagem principal à audiência a fim de atrair e encantá-la.

 

Por que o Storytelling é importante para a sua empresa?

Vivemos em um mundo onde a informação surge de forma abundante. De acordo Eric Schmidt, presidente do Google, desde 2013 a humanidade cria mais informação do que o total somado de 100 mil anos a cada dois dias, e isso não fica exclusivo a internet. Tenha em mente que a mensagem que sua empresa irá passar terá a concorrência de milhões de outras mensagens difundidas por meios impressos, rádio, televisão e redes sociais, e ainda terá a missão de chamar a atenção de um público que, literalmente, não presta atenção.

Para conquistar essa disputa por espaço, é preciso transmitir uma mensagem que impacte a audiência, conquiste sua atenção e, o mais importante, seja lembrada por ela. O Storytelling é uma ferramenta que alcança esse objetivo, pois tem o poder de solidificar conceitos abstratos, simplificar mensagens complexas e torná-las memoráveis ao entreter e educar o público.

Além disso, ao desenvolver um bom Storytelling, você irá produzir um conteúdo único para sua empresa. E mesmo que o tema abordado esteja desgastado ou saturado, o material sempre terá uma perspectiva única, algo que será crucial para diferenciar sua marca no mercado.

 

Como desenvolver um Storytelling que seja marcante
para o público da sua empresa?Como desenvolver um Storytelling que seja marcante para o público da sua empresa

Apesar de muitas vezes seguir uma fórmula, ou padrão narrativo, apontada no estudo da “Jornada do Herói” um bom Storytelling não é feito da noite para o dia. É preciso fazer um estudo profundo do seu público e tema, além de ter um conhecimento prático em produzir conteúdos deste tipo, para que a sua história seja única, memorável e transmita a essência da mensagem que sua empresa deseja transmitir.

A Ad Vantage conta com uma equipe qualificada, e mais de 20 anos de experiência em atender empresas dos mais variados segmentos do mercado, para produzir o Storytelling ideal para sua empresa, com o que há de mais moderno e eficiente em conceitos e técnicas para fortalecer e diferenciar a identidade da sua marca no mercado.

Descubra com um de nossos especialistas como poderemos te ajudar.