A arquitetura de marca é um sistema organizacional que utiliza um conjunto de direcionamentos e regras para harmonizar a identidade da empresa e o posicionamento de produtos e serviços em busca de potencializar os resultados e evolução da própria marca.
Normalmente utilizado por grandes empresas que comercializam produtos de diversos tipos ou possuem um amplo portfólio de serviços, a arquitetura de marca também auxilia pequenas e médias empresas em crescimento ao definir um planejamento assertivo para inclusão de novos produtos e expansão da marca para um segmento diferente no mercado.
A principal função da arquitetura de marca é organizar os serviços ou produtos dentro da sua empresa para facilitar a assimilação do público ou outras empresas à sua marca. Um trabalho eficiente de arquitetura de marca permite que os consumidores formem opiniões positivas e criem preferências por um grupo de marcas como um todo, ou interaja com cada uma dessas marcas dentro do grupo individualmente.
Com a arquitetura da marca estabilizada, sua empresa terá mais facilidade para expandir suas ações com lançamentos de novos produtos, marcas e até mesmo segmentar serviços com maior assertividade e riscos reduzidos. Além disso, o serviço de arquitetura também auxiliará o desenvolvimento da identidade da marca e, dependendo do modelo de arquitetura escolhido, poderá fortalecer as marcas, produtos e serviços da sua empresa como um todo.
O modelo organizacional de arquitetura de marca é construído com base em três sistemas distintos: Monolítica, Endossada e Distinta. Esses três modelos possuem características diferentes, e a escolha de um deles para fazer a arquitetura da sua marca dependerá exclusivamente do propósito da sua empresa no mercado.
Monolítica
O modelo de arquitetura monolítica, ou de marca única, usa como base uma marca principal para apresentar as variações dos serviços da empresa sob um mesmo nome. Esse sistema é ideal para empresas que possuem uma base fiel de clientes que aproveitam a credibilidade conquistada para o lançamento de novos serviços e produtos.
Endossada
A arquitetura de marca endossada, também chamada de arquitetura mista, é um sistema que cria diversas marcas distintas chanceladas por uma marca principal, normalmente identificada através de um selo em rótulos ou materiais promocionais. O grande benefício desse sistema é criar uma identidade independente entre as marcas sem abandonar a vantagem de ter a credibilidade agregada construída pela marca principal.
Independente
Também conhecido como sistema de arquitetura híbrida, esse modelo organizacional busca a emancipação dos produtos da empresa de uma marca principal, mas não significa que essas marcas serão completamente isoladas. Esse modelo é ideal para empresas que tem como estratégia lançar produtos semelhantes, porém distintos, para concorrer no mercado sob duas marcas diferentes.
Primeiramente, você deve saber que os três modelos de arquitetura de marca são usadas por empresas gigantes no mercado e já provaram sua eficiência. O que vai definir o sucesso do modelo escolhido, no entanto, será o alinhamento entre os objetivos da empresa no mercado e a execução das ações planejadas.
A Ad Vantage é especialista em desenvolver sistemas de arquitetura de marca e, nos nossos mais de 20 anos de atendimento, entregou diversos projetos com excelentes resultados para empresas e indústrias dos mais variados segmentos do mercado. Temos plena confiança que, com nossa ajuda, sua empresa terá o modelo de arquitetura de marca ideal de acordo com os seus propósitos e que fortalecerá suas marcas de forma ágil e consistente.
Com a consultoria estratégica, você contará com profissionais especializados para diagnosticar obstáculos, identificar oportunidades e desenvolver ações que aproveitam ao máximo o potencial da sua empresa para evoluir os recursos de marketing, impulsionar os resultados de vendas e aprimorar os processos de pós-venda.
R. Serra de Botucatu, 660, Conj. 54 - Vila Gomes Cardim, São Paulo - SP | Fone: (11) 2936-1800 | Whatsapp
© | Advantage Marketing
© 2019. Company Inc.