PESQUISA DE MERCADO

Tenha uma visão ampla do cenário atual do mercado, identifique oportunidades e direcione as ações da sua empresa de forma assertiva a partir de uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado consiste em estudos que coletam informações relevantes sobre o campo de atuação, concorrência e clientes da sua empresa. Eles são responsáveis por extrair insights através de fontes confiáveis de informação para descoberta de novas oportunidades de negócios e também auxilia na tomada de decisão.

Se você está em busca de alternativas e oportunidades para acelerar o crescimento da sua empresa de forma consistente e fazer com que sua marca se fortaleça e diferencie da concorrência, sem enfrentar riscos altos ou desnecessários, a pesquisa de mercado te dará uma visão completa do cenário atual e guiará você através das melhores decisões.

 

 

 

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O que é Pesquisa de Mercado?


A pesquisa de mercado pode ser definida como um estudo que reúne informações sobre as personas do seu negócio, público alvo, clientes e concorrentes que ajudam a determinar a probabilidade de sucesso de um produto ou serviço.

A respeito do público, a pesquisa de mercado informa onde sua audiência e o que seus clientes estão procurando em produtos e serviços similares aos seus. Além disso, a pesquisa também oferece informações sobre tendências do mercado em seu segmento, o que sua audiência quer ou precisa e o que influencia suas decisões no processo de compra. Quanto aos concorrentes, a pesquisa oferece dados sobre os produtos comercializados por eles, quais os principais canais utilizados para alcançar e impactar os clientes e qual o tipo de abordagem utilizado para influenciar a decisão de compra.

 

 

 

Tipos de Pesquisa de Mercado


Existem dois tipos principais de pesquisa de mercado que sua empresa pode executar para coletar informações cruciais para fundamentar suas ações que podemos definir como Pesquisas de Mercado Primárias e Pesquisas de Mercado Secundárias

 

1. Pesquisas Primárias

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A pesquisa de mercado primária tem como foco extrair informações sobre o segmento da sua empresa e clientes. Ela pode ser feita focada em grupos por meio de pesquisas online, entrevistas por telefone entre outros meios para reunir detalhes importantes sobre os desafios que os clientes enfrentam e a consciência da marca de sua empresa. A pesquisa primária é extremamente útil quando você deseja segmentar sua marca e estabelecer a persona da sua marca e pode ser feita de forma Exploratória ou Específica.

A Pesquisa Exploratória tende a ser menos concentrada em tendências mensuráveis e tem seu foco principal nos potenciais problemas que poderão surgir ao longo da jornada de compra. Geralmente, essa pesquisa é encarada como um primeiro passo antes de se realizar uma pesquisa específica e pode envolver entrevistas ou pesquisas com um pequeno grupo de pessoas.

A Pesquisa Específica costuma ser o passo adianta à pesquisa exploratória e é utilizada pela empresa para fundamentar ações em oportunidades que já foram identificadas como promissoras. Nas pesquisas específicas, o estudo pode usar como base um grupo ainda menor com perguntas segmentadas a esta audiência em específico.

 

2. Pesquisas Secundárias

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As pesquisas secundárias podem ser feitas com todas as informações que você têm à disposição para fundamentar conclusões, validando hipóteses. Esse estudo pode incluir relatórios, estatísticas de mercado e indústria ou dados de venda que sua empresa já possui.

A pesquisa secundária é útil particularmente para analisar a concorrência da sua empresa e são realizadas, basicamente, com três tipos de recursos de dados: Públicos, Comerciais e Internos.

Os recursos de pesquisa públicos são os mais acessíveis para se conduzir uma pesquisa de mercado secundária. Normalmente de acesso gratuito, eles costumam oferecem dados generalizados sobre um determinado assunto, mas você pode extrair informações que possam ser úteis para a sua atividade. Um exemplo de pesquisa pública feita pelo governo brasileiro e que pode ajudar a sua empresa a fomentar um estudo é o Censo do IBGE.

Diferente dos recursos públicos, os Recursos de Pesquisas Comerciais costumam ser pagos. Esses estudos são oferecidos em forma de relatórios de mercado e são produzidas por agências e consultorias específicas em pesquisa de mercado.

Por último temos os Recursos Internos de Pesquisa que reúne todos os dados de mercado que a sua empresa já possui internamente. Entre as informações que você pode extrair e que são uma ótima fonte para guiar suas decisões, temos o custo médio por venda, índice de retenção de clientes e outros dados do histórico de ações que podem dar uma visão sobre o que os seus clientes podem estar procurando no momento.

 

 

mercado-04Qual a importância da Pesquisa de Mercado para o futuro da sua empresa?


O sucesso de uma empresa no mundo dos negócios está ligado diretamente com as decisões que são tomadas no dia a dia da empresa. E em um cenário onde a competição cresce de forma acelerada, principalmente com o espaço acessível que a internet oferece para empresas de mercados exteriores ingressarem no nosso, as decisões tomadas ganharam uma importância ainda maior.

A pesquisa de mercado oferece o melhor caminho para sua empresa, pois disponibiliza informações concretas para sua equipe basear as decisões em dados, números e fatos de forma racional, e não apenas na intuição. Seja para solucionar crises internas ou identificar novas oportunidades de negócios, a pesquisa de mercado é a solução mais consistente e assertiva que sua empresa poderá encontrar.

 

 

 

 

 

mercado-05Como fazer uma Pesquisa de Mercado?


A pesquisa de mercado é um estudo complexo que deve ser conduzida por profissionais especializados para ter um grau elevado de assertividade. Se a pesquisa for feita por profissionais inexperientes ou sem a expertise necessária, há uma chance grande de você obter dados discrepantes que não só irão atrapalhar o processo de tomada de decisão da sua empresa, como também poderão guiá-la a um caminho arriscado.

Com experiência e qualidade comprovada por nossos mais de 20 anos de atuação, A Ad Vantage é especialista em oferecer serviços de estudos de mercado com segmentação e posicionamento, pesquisa de mercado e análise de vantagem competitiva. Soluções que ajudam a diferenciar sua marca e fazem com que a sua empresa evolua de forma rápida e consistente.

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